quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Tipos de Creme de Leite

O creme de leite é um ingrediente muito utilizado em receitas e sobremesas,  é muito versátil, agrega realça o sabor dos alimentos.
Na hora de cozinhar, principalmente na hora de fazer alguma sobremesa é comum para nós usarmos creme de leite de caixinha, mas ele nem sempre é o ideal para o seu tipo de receita o que acaba fazendo com que ela dê errado ou o creme de leite talhe.

Sempre vem aquela dúvida de qual usar no fogo, qual usar para fazer sobremesas geladas, ganache, molhos frios e quentes.

Abaixo vamos mostrar alguns tipos de creme de leite e como utiliza-los.


Creme de leite de caixinha (Longa Vida):
Esse creme de leite é tratado e homogenizado para aumentar sua vida em prateleira, nele ainda são adicionados espessantes e outras químicas. No mercado é possível encontrar ele 25%, 20% e até 17% de gordura e seu soro já é misturado, por isso muitas pessoas dizem que ele não possui soro. Fácil de ser encontrado, está disponível em qualquer supermercado ou mercearia. Normalmente possui cerca de 25% de gordura. É conhecido também como cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano) ou natas (em Portugal). Após abrir a caixinha, guarde na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado. 
É o ideal para ganaches, caldas, pudins, molhos e sobremesas. Ao contrário do que a maioria acredita, o creme de leite de caixinha não talha ao ser fervido para o preparo de cremes doces ou salgados. A combinação com um elemento ácido como um molho de tomate, por exemplo, é que faz com que o creme talhe.  

Creme de leite de lata:
Possui normalmente a mesma quantidade de gordura (cerca de 25%) que o creme de leite de caixinha, porém vem com o soro separado. Na hora de utilizar uma receita, a menos que esta peça para separar o creme de leite do soro, misture o conteúdo com uma colher e utilize por completo o conteúdo da lata. Após abrir a lata e não utilizar todo o conteúdo retire da lata, e guarde na geladeira em um pote fechado.
Ele tem as mesmas utilidades do de caixinha.




Creme de leite light:
É o mesmo creme de leite da caixinha, porém a quantidade de gordura é bem menor (cerca de 15%).
Seu uso é indicado da mesma maneira que o de caixinha e, embora tenha menos calorias, também perde em sabor. 

Creme de leite fresco:

No Brasil as pessoas são mais acostumadas de usar creme de leite da lata ou de caixinhas, mas não é a mesma coisa como creme de leite fresco. Use fresco uma vez e você nunca gostaria de voltar para a versão de caixinhas… Mas não é só o sabor que é melhor. Em geral alimentos de longa vida são mais processados e tem mais conservantes.
O creme de leite fresco também pode ser chamado de heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês), panna fresca (italiano), natas espessas ou natas batidas (já é o creme batido) em Portugal.  Ao contrário do produto em caixinha ou lata, o creme de leite fresco precisa de refrigeração e por isso fica no setor de laticínios. É o creme com maior teor de gordura (cerca de 35%) e mais branquinho, então quanto mais branco o creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. 

É com esse creme que se faz o verdadeiro chantilly, que nada mais é do que o creme fresco batido até ficar espesso, acrescido de açúcar. Mas cuidado: se bater demais o creme vira manteiga. Pode ir ao fogo sem problemas, pois não irá talhar, podendo ser fervido.



Um comentário:

  1. Exite algum creme de leite com mais que 35% de gordura? Escrevi no Google " creme de leite fresco" e mandei pesquisar as imagens. Apareceu também imagens de um frasco de nata. Essa nata daria para fazer manteiga? Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário: